O Povo Cigano

03/01/2013 10:10

                                 ORIGEM DO POVO CIGANO

Chegar a informações seguras da origem deste povo e o fator que os levou a adotar o nomadismo como forma de vida é quase que impossível, uma vez que eram ágrafos – não possuíam língua escrita, só falada – e, portanto, não deixaram nenhum tipo de registro histórico por onde passaram.

Ainda sim, foram feitos estudos lingüísticos e comparações entre os vários dialetos que constituem a língua cigana (romané ou romanês), e algumas línguas indianas, como o sânscrito, pácrito, maharate e punjabi na tentativa de elucidar sua origem. Foram encontradas inúmeras semelhanças que sugeriram então, a ancestralidade indiana.

Por serem um povo de hábitos um tanto diferente, sempre despertava curiosidade por onde passavam, e na maioria das vezes, a curiosidade se manifestava de uma forma hostil. De fato, para serem bem acolhidos, se diziam peregrinos do Pequeno Egito (região do Peloponeso), donde se explica a denominação equivocada GITANOS (transformação de egipcianos). Logo, a hostilidade e o preconceito andaram juntos e os ciganos começaram a viver às margens das sociedades. Os fatores foram vários:

  • Ausência de uma pátria definida que dificultava seu reconhecimento como grupo étnico bem individualizado;
  • Presença de mendigos e miseráveis entre os ciganos, pois também se encontravam “excluídos”;
  • O fato de terem pele escura (origem indiana), que na época era considerada sinal de malvadeza e inferioridade (o Diabo era pintado de negro);
  • Práticas ligadas ao sobrenatural como JOGO DE CARTAS e LEITURA DE MÃOS, já que a igreja sempre se opôs a estes tipos de práticas;
  • A concorrência deles no artesanato com corporações locais, principalmente no âmbito dos metais;
  • Acusações nunca comprovadas de roubo de crianças que muitas vezes eram abandonadas por suas mães e adotadas por famílias ciganas;
  • Lendas de que os ciganos é que teriam fabricado os pregos utilizados na crucificação de Cristo, ou ainda, que eles tivessem roubado o quarto prego, tornando-a mais dolorosa;
  • Entre outros tantos.


A DANÇA

Os ciganos são um povo alegre, cheio de energia e grande dose de passionalidade. A dança e a música fazem parte de suas almas, praticamente “nascem” com cada indivíduo e correm em suas veias como seu sangue. Aprendem a tocar os instrumentos desde criança com os mais velhos e nunca dançam por obrigação, mas pelo puro prazer.


 

OBJETIVOS DA DANÇA

As danças são atividades físicas e, em geral, trazem benefícios ao corpo. Pode se perder calorias em excesso, melhorar a postura corporal, aumentar a capacidade respiratória, desenvolver e tonificar a musculatura. Porém, a dança cigana em particular, além de trabalhar esses aspectos, busca integrar a mente ao corpo para que este se torne ainda mais saudável e equilibrado.

INFLUÊNCIAS E VARIAÇÕES DE ESTILO NA DANÇA CIGANAOs movimentos observados na dança cigana são resultantes da sua influência indiana, onde o girar das mãos, a inclinação da cabeça e a postura ereta chamam atenção. Além disso, as características assimiladas em diferentes regiões do mundo por onde os ciganos passaram levam a uma divisão por estilos, que segue o mesmo padrão dos clãs. Dentre os mais “populares” vemos o Kalón, cuja musicalidade se assemelha ao flamenco e à rumba e é oriundo da Europa Ocidental.

DANÇA CIGANA FEMININA ESTILO ROM (romanê)

Nesta dança os movimentos são baseados da cintura para cima, meneios de ombros, inclinação da cabeça, giro de punhos e mãos, postura ereta, braços à frente do corpo ou acima da cabeça e movimentos que completem sempre círculos (para os ciganos a vida é um ciclo).

INSTRUMENTOS

Na dança cigana podem ser usados diversos instrumentos. Isto vai depender do tipo de música, país de origem (clã) e principalmente, da intenção da dança, que pode ter caráter ritualístico ou não.

Os objetos mais usados pelo clã Rom são:

  • Cesto;
  • Tacho;
  • Véu;
  • Lenço;
  • Flores;
  • Pandeiro;
  • Punhais;
  • Xale (manton)
  • Leque

Cada objeto desta lista representa uma energia da natureza e uma mensagem a ser passada. Além disso, os ciganos contam com outros instrumentos fundamentais em suas danças que são a alegria, o sorriso no rosto e principalmente o olhar. Este nasce da alma e é contagiante, inconfundível.

Todos podem e tem capacidade de aprender esta arte, nunca é tarde, adultos ou crianças. O importante é fazer da Dança Cigana a maneira mais sublime de se conhecer e interagir com o mundo ao redor.

Optchá Dança Cigana com Annya Kalitsch :: Rio de Janeiro/ Rj / Brasil ::

 

 

Grande beijo á todos!

Até breve ,

Asiya Nathifa